25/08/2016

Georreferenciamento

mapa-calor-monitoramento-dengue

 

O georreferenciamento é uma forma de identificar em um mapa determinado local a partir de suas coordenadas geográficas. Este processo inicia-se com a obtenção das coordenadas (pertencentes ao sistema no qual se pretende georreferenciar) de pontos do mapa a serem georreferenciados, conhecidos como pontos de controle.

Na Communitor fazemos a instalação de armadilhas ovitrampas nos pontos de controle do local a ser monitorado para a identificação da população do mosquito Aedes aegypti nessas áreas. Dessa forma, os pontos de infestação do mosquito possuem uma localização exata, servindo de  referência para o direcionamento de ações específicas de combate ao mosquito de acordo com o nível de infestação de cada local.

 

Case da cidade de Mariana/MG

A Communitor realizou o monitoramento do Aedes na cidade de Mariana (próximo à Ouro Preto) em Minas Gerais entre os meses de janeiro e fevereiro de 2016. Obtivemos sucesso no combate aos focos do mosquito. Os índices de infestação foram drasticamente reduzidos no período de  30 dias graças às ações de combate tomadas pela prefeitura do município, com base nos mapas de calor fornecidos no relatório do monitoramento realizado pela Communitor.

Veja os mapas de infestação a seguir:

 

21 de janeiro de 2016

Mapa-de-Calor-Mariana_2016.01.28

 

24 de fevereiro de 2016 [ drástica redução dos índices de infestação]

 

Mapa-de-Calor-Mariana_2016.02.24__Zerado